Em pleno 2022, ano de Copa de Mundo

Messias Barbosa
5 min readDec 31, 2022

--

Em pleno 2022, ano de Eleições, ano de Copa de Mundo, o Elon Musk fazendo foguete…

Para quem está ligado nos virais das redes sociais, esse foi um dos virais marcantes, principalmente no segundo semestre, e na hora de pensar sobre o que escrever como lições aprendidas em 2022, esse viral não saiu da minha cabeça.

Como o país do futebol, esse era o ano do Hexa, ano da consagração do Neymar como um dos maiores do mundo (há controvérsias sobre isso), era o ano da política, ano das eleições mais polarizadas da nossa história, ano que vimos o primeiro brasileiro civil a ir para o espaço (se você perdeu essa, corre aqui e leia antes do ano acabar: aqui) e fazendo parte da nova corrida espacial da qual o citado Elon Musk é um dos líderes. O viral realmente citava tudo que estava acontecendo esse ano e no final, sempre trazia uma reflexão de algo que as vezes fazia sentido, muitas vezes nem tanto, mas foi o ponto de partida para pensar: e no meio disso tudo, onde eu estava?

Voltando a minha carreira e a conexão com o viral, se pudesse usá-lo para definir meu ano seria: "em pleno 2022, ano de Copa de do Mundo, ano de eleições e um dos anos mais desafiadores da minha carreira até aqui".

O ano começou com surpresas inesperadas e desagradáveis, após um respiro e com a certeza que tudo havia passado, um novo momento delicado com decisões difíceis e de muita fragilidade bem no meio do ano, e agora, fechando com fôlego para acreditar que sempre é possível crescer em momentos de caos.

Nas últimas semanas tenho pensado bastante sobre tudo que vivi ao longo desse duríssimo ano, as lições que levo para o 2023 e como o Messias que viveu mais um ciclo de vida sai disso tudo. Abaixo, segue tudo que anotei por aqui, quero dividir os 5 aprendizados profissionais mais relevantes

  1. Cerque-se de pessoas boas

Contrate o caráter e treine as habilidades. Esse é uma frase conhecida e muito usada quando falamos de pessoas nos ambientes corporativos, mas fazer isso acontecer na prática certamente é um dos maiores desafios do dia a dia das empresas. Habilidades você treina, caráter você descobre no dia a dia, as vezes com surpresas ruins. Em 2022 eu aprendi que preciso investir ainda mais tempo para aprender sobre isso (aprender muito), sobre como aumentar a barra e encontrar mais pessoas que vão remar junto mesmo quando o vento estiver contrário e que não vão querer parar na primeira ilha de facilidade (com desvios de caráter por exemplo) que aparecer pelo caminho.

Ao time que juntos fechamos mais um ano, muito obrigado. Se chegaram até aqui para essa leitura, saibam que diariamente olhar para cada um de vocês foi o combustível que me impulsionou a seguir em frente.

2. Sua saúde emocional importa

Cuide da sua saúde emocional. Isso significa não apenas tirar 1 hora por semana ou a cada 15 dias para uma sessão terapêutica, inclua o cuidado com o seu corpo na sua agenda, você precisa de um corpo saudável para ter uma mente saudável, garanta que no seu dia a dia tenha paradas obrigatórias para descanso e descompressão, lazer com a família e amigos, para relaxar e curtir a vida. A vida é muito curta e você não é uma máquina*, lembre-se disso.

Como praticante de esportes, ficou claro que nos momentos de maior tensão e stress com as duras decisões e situações que vivi, ter um corpo e mente saudáveis foi fundamental para conseguir seguir em frente.

*até as máquinas precisam de manutenção

3. Tenha com quem contar

Ninguém vai tão longe sozinho. É fato! Você pode até ser muito bom (ou achar que é), mas super herói só existe em cinema, fora da grande tela todos nós temos fraquezas e fragilidades e, por isso, tenha com quem contar no seu dia a dia. Não estou falando dos seus familiares, namorada(o), cônjuge, amigos, etc. Estes te ajudam, mas dificilmente vão conseguir sentir o peso de remar contra um vento forte ou sentir a água gelada no rosto que você diariamente sente, por isso, construa bons relacionamentos com quem divide os desafios do dia a dia com você, essas são as pessoas que você vai pedir ajuda quando pensar que não aguenta mais ou nem mesmo saber o que fazer.

Em 2022, em alguns momentos eu me senti carregado por eles e em outros me vi encontrando forças para fazer mais e melhor por ter o privilégio de trabalhar lado a lado com eles. Como aprendizado para o próximo ano: criar laços ainda mais fortes.

Bernardo e Marina, obrigado pela liderança inspiradora.

Ana Leonardos, Ana Silva, Gilson, Luiza e Raquel, obrigado por todo o apoio incondicional nesse ano maluco.

Mari, Marcio, Rodrigo, Natânia, Natália e Carol, descrever o que encararam esse ano aqui daria um outro post, sério. Que ano! Obrigado 1.000 vezes!

4. Não deixe que o medo de errar seja maior que a vontade de realizar

Cometer erros sempre vai fazer parte da vida das pessoas, entretanto, quando você assume determinados papeis pode acabar sendo paralisado pelo medo, não do erro, mas das consequências do suposto erro que ainda não aconteceu. É esse medo que não pode te paralisar, encare os desafios de frente, assuma os riscos e tome as decisões. Use o medo para ser a sua baliza de cálculo e o lembrete de incluir medidas de contingência no seu plano, mas nunca deixe que seja o motivador para não tomar decisões.

O barco só vai continuar andando na direção correta quando alguém sinalizar que precisa ajustar a rota, a intensidade das remadas ou o ajuste das velas, assuma o controle e tome as decisões que precisam ser tomadas.

5. Não perca a capacidade de aprender

Não parar para refletir e buscar os aprendizados de todas as situações vividas no seu ambiente de trabalho é deixar de lado as oportunidades mais ricas que temos para sedimentar os aprendizados de tudo que vivemos. Quando não paramos para avaliar os detalhes e as sinuosas curvas de cada acontecimento e decisão, esses fatos podem acabar sendo esquecidos e virando apenas uma história em sua memória. Nunca deixe de parar e se perguntar:

  • o que eu posso fazer diferente disso hoje?
  • como isso pode me ajudar a fazer o que faço ainda melhor?
  • onde posso buscar ajuda para me preparar melhor se isso acontecer de novo?

Lição aprendida e objetivo para 2023: aprender como fazer aiinda melhor o que já sei e aprender coisas completamente novas e fora dos meus interesses habituais.

Esses foram os principais aprendizados que registrei durante o ano e que certamente farão parte da minha lista de tarefas e aprendizados para 2023. E você, conseguiu parar para pensar sobre o que 2022 reservou de aprendizado para você?

Que 2023 seja um ano incrível e de aprendizado continuo, ou melhor, um ano de lifelong learning, para ficar com o termo na moda. Feliz Ano Novo!

--

--